Não são poucas as pessoas que têm esta mesma dúvida: faço Pilates ou musculação.
Vamos explicar as diferenças mais básicas.
Os exercícios de Pilates aumentam a elasticidade, a resistência, a força e equilíbrio.
Já musculação – como o conceito indica – é indicada para aumentar o volume muscular, o que deixa o corpo mais definido.
Pilates apresenta mais variedades
Outra diferença – sessões de musculação tem uma rotina mais rígida enquanto o Pilates atrai mais praticantes pode conta de sua variedade – o que evita algumas rotinas, digamos, mais chatas.
Os fisioterapeutas e outros especialistas também observam que os exercícios de pilates são mais seguros, e não causam lesões. Mas isso depende da forma como são praticados. Os aparelhos estão mais modernos e os praticantes já estão mais cuidadosos.
O Pilates também fortalece os músculos da região pélvica – o abdômen ou incômoda barriguinha. A prática também é conhecida por melhorar a respiração e a postura. Assim: uma boa notícia: o Pilates pode ser complemento para quem já pratica musculação.
A musculação tende a apresentar os efeitos mais rapidamente: geralmente em torno de seis meses com outro contorno corporal e músculos mais definidos.
No Pilates, se os exercícios forem realizados corretamente, em 3 meses é possível observar músculos estão mais firmes. Ou tecnicamente, com mais tônus.
Boa notícia: um complementa o outro
Então, a palavra pode ser alternância: um dia de Pilates, outro de musculação.
Continua em dúvida: melhor método é aquele ao qual você mais se adaptar e o que mais gostar. Tudo depende de sua dedicação, empenho e disciplina.
Então? Pilates ou Musculação?
Agende uma aula experimental gratuita e veja qual é o melhor para você
Quer tirar mais dúvidas sobre Musculação X Pilates?
Fale conosco.